PLANO DIRETOR DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Uma cidade, seja de que tamanho for, envolve muitos interesses. Por exemplo, o interesse individual do cidadão - o munícipe - que zela com todo carinho pela sua propriedade, mas quer pagar um IPTU mínimo. Tem também o interesse da iniciativa privada - O EMPRESARIADO - que vê no espaço urbano um imenso MERCADO, com inúmeras oportunidades. Mas há ainda o INTERESSE PÚBLICO, o bem comum, que envolve a gestão dos direitos das pessoas. É aqui onde mora o perigo! Todos temos direitos. E quando se trata do espaço urbano, os conflitos afloram. Por isso, o cidadão - munícipe - precisa tomar conta do seu pertence, o seu maior bem, seu DIREITO. Sem a sua interação na administração dos seus direitos dentro do espaço urbano em que está inserido - POR RAZÕES PROFISSIONAIS OU RESIDENCIAIS - o mesmo acaba alienado, marginalizado, jogado para escanteio, e, no bom português, jogado às traças.
Estiquei esse "lero" até aqui para convidar todos a conhecer o PLANO DIRETOR. Creio que todos sabem que existe um PLANEJAMENTO URBANO, cumprido ou não, mas existe. É graças a ele que o governo municipal - PREFEITURA - acompanha a situação de cada região da nossa cidade. Mas sem o PLANO DIRETOR a PREFEITURA não saberia como intervir no PLANEJAMENTO URBANO para implementar as melhorias necessárias ao bem-estar de todos nós, os munícipes. E de onde vem o PLANO DIRETOR? Respondendo na bucha, da NOSSA PARTICIPAÇÃO. É isso. Precisamos PARTICIPAR, desde os nossos bairros, comunidades, favelas, ilhas, sítios, quilombos etc, e ajudar na elaboração de um PLANO DIRETOR. É através desse instrumento que vamos definir o que deve e como deve ser realizado o progresso da nossa cidade. É através dele que vamos estabelecer áreas residenciais, industriais, comerciais e de preservação ambiental, entre outras.
Vou me deter por aqui mas quero que todos assistam o vídeo da AUDIÊNCIA PÚBLICA da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, hoje.
Audiência Pública da Comissão Especial do Plano Diretor - 05.04.2023
CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SIGA O NOSSO CALENDÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário