CONTRA AS PODAS ASSASSINAS DE ÁRVORES NO RIO DE JANEIRO!
Anualmente, grande número de árvores que embelezam a cidade, atraem os pássaros e refrescam as condições climáticas nas ruas cariocas tem sofrido com a prática criminosa de “podas assassinas” seja por parte da própria Prefeitura do Rio de Janeiro, ou pela ação da antiecológica concessionária privada de energia elétrica LIGHT S/A que corta as nossas árvores sem adotar critérios técnicos transparentes e sem qualquer diálogo com os moradores/as. Quando há situações de riscos ou a árvore está doente, deve ser apresentado um laudo técnico à população que justifique a sua retirada e corte, assim como as árvores que caem por causa de ventanias e chuvas fortes devem ser substituídas com o plantio de novas espécies adequadas em especial nos bairros das zonas Norte e Oeste carioca que são as regiões que, há décadas, apresentam maior déficit de arborização!
Enquanto isso, o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU Rio) aprovado pelo Decreto nº 42.685/2016 até hoje não saiu do papel: com isso, os cariocas não tem um espaço público efetivo de participação para colaborar com a ampliação da arborização da cidade.
O Movimento Baía Viva (@movimentobaiaviva) precisa da sua ajuda compartilhando ao máximo nossa petição online “Parem com o extermínio de árvores no Rio de Janeiro!” cuja meta é chegar até 20 mil assinaturas nos próximos dias!
Obs: em caso de poda abusiva das árvores do seu bairro, faça fotos e vídeos e poste imediatamente nas redes sociais marcando os órgãos públicos: COMLURB, SMAC, Fundação Parques e Jardins e Ministério Público do Estado do RJ.
Poda assassina é Crime Ambiental tipificado pela Lei Federal nº. 9605/1997.
#baiaviva
Nenhum comentário:
Postar um comentário