terça-feira, 30 de novembro de 2021

Plano Diretor * Núcleo Geocivitas CEAM/UnB.

 Plano Diretor

Por que eu preciso conhecer e participar de sua elaboração?

Por que seria importante eu conhecer qual foi o DIAGNÓSTICO TÉCNICO que especialistas e professores universitários irão apresentar sobre os problemas de meu Município?


O que o PLANO  DIRETOR tem a ver com a vida da minha família e meus negócios?


Simples. Ele tem quase tudo a ver com sua vida seus negócios atuais e futuros.  Quer ver? 


 Pense qual seria sua resposta para as perguntas abaixo:


1.Em relação à sua rua,  onde está seu comércio e/ou residência, quem mais sabe  dos problemas daquele espaço no  dia-a-dia? 

Você ou Poder Público?


2. Se precisar haver modificação, revitalização, ampliação de calçadas, ruas e bairros. Sem contar necessidade de mais estacionamentos, paradas de ônibus e criação de  praças próximas, quem mais sabe prioridades e localizações para intervervir?  Você ou Poder Público?


3. Quem passa mais horas, dias e anos discutindo em grupos formais ou informais os problemas do comércio e tentando encontrar soluções? Você ou Poder Público?


4. Quem mais sente falta de escolas, postos de saúde, hospitais, paradas de ônibus etc. perto de casa? Você ou Poder Público?


4. Quem mais sente falta do Município ser Pro-ativo, no sentido de melhor definir e ampliar suas vocações econômicas, com vista a melhoria dos empresários, nos contextos estadual, regional e nacional?  Você ou Poder Público?


Agora a última pergunta:


Os seus problemas familiares e de negócios, quando existem, você  resolve?  Ou deixa alguém de fora resolver ? 


Pense nisso.


 Lembre-se:  a discussão sobre seu futuro, como cidadão e empresário, já começou. 


Cabe a você decidir o que será daqui em diante: um observador ou protagonista do seu futuro. Este está sendo pensado e começa a ser delineado para sua Cidade. 


Essa proposta, quando aprovada pelos Poderes Executivo e Legislativo, a partir de inúmeras audiências públicas,  irá afetar a vida de todos, pelos próximos 10 anos. 


Pense e decida. Veja como quer fazer parte do processo de construção do instrumento Plano Diretor. 


Mas tenha clareza que depois não cabe arrependimento.


Núcleo Geocivitas  CEAM/UnB.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário