sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
sábado, 19 de dezembro de 2020
ARMAS CONTRA O COVID-19 * Jornal do Bairro
ARMAS CONTRA O COVID-19
Do VivaBem 23/08/2020 10h58 Erramos: este conteúdo foi alterado Uma empresa brasileira devolveu um saco de lixo que tem a propriedade de inativar o novo coronavírus (Sars-Cov-2), que causa a covid-19, e também outros vírus da mesma classe, como o Sars-Cov-1 e o Mers-Cov. A capacidade antiviral do produto foi confirmada em testes realizados pelo Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que apontou que o material plástico foi capaz de inativar 99,9% das estruturas de Sars-Cov-2. Segundo a universidade, a tecnologia é inédita. A previsão da companhia que fabrica o Embalixo Antivírus, nome comercial do saco, é que ele esteja disponível no mercado nas pr... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/08/23/saco-de-lixo-que-elimina-coronavirus-e-aprovado-em-teste-da-unicamp.htm?cmpid=copiaecola
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Matematicamente insustentável * (Autoria anônima)
Matematicamente insustentável
1 Presidente da República
1 Vice-presidente da República
1 Presidente Câmara federal
1 Presidente Senado Federal
81 Senadores
513 Deputados federais
27 Governadores
27 Vice-Governadores
27 Câmaras estaduais
1.049 Deputados estaduais
5.568 Prefeitos
5.568 Vice-prefeitos
5.568 Câmaras municipais
57.931 Vereadores
Total: 70.794 políticos (não estamos falando de nenhum partido de forma específica)
12.825 - Assessores parlamentares Câmara Federal (sem concurso)
4.455 - Assessores parlamentares Senado (sem concurso)
27.000 – Assessores parlamentares Câmaras Estaduais (sem concurso – estimado/por falta de transparência)
600.000 – Assessores parlamentares Câmaras Municipais (sem concurso – estimado/por falta de transparência)
Total Geral: 715.074 funcionários não concursados
Gasto
248 mil por minuto;
14,9 milhões por hora;
357,5 milhões por dia;
10,7 bilhões por mês;
Gasto Total: acima de 128 BILHÕES por ano + 6 BILHÕES do FUNDO PARTIDÁRIO para 2018. Além disso, deve-se computar o rombo na previdência social com suas aposentadorias alienígenas.
35 Partidos registrados no TSE + 73 partidos em formação.
E o pior, mas muito pior: Governança zero, zero, zero!!!
As perguntas que vejo cabíveis diante dessa situação são as seguintes:
- Como é que nós deixamos chegar a esse ponto?
- E até quando?
- Saia do imobilismo e junte-se a nós, venha integrar o Grupo de Amigos do Bairro - GAB
Autogestão em Arte, Comunicação e Cultura / PACS
|
Por que Bolsonaro e Crivella são genocidas? (Autoria anônima)
Por que Bolsonaro e Crivella são genocidas?
População mundial: 7.800.000.000
População brasileira: 213.000.000
População da cidade do Rio de Janeiro: 6.700.000
Mortes por Covid no mundo: 1.338.100
Mortes por Covid no Brasil: 167.497
Mortes por Covid na cidade do Rio de Janeiro: 12.793
A população brasileira é igual a 2,7% da população mundial.
Mas o número de mortes por Covid no Brasil é igual a 12,5% das mortes no mundo.
Para corresponder ao mesmo percentual da população mundial (2,7%) o número de mortes no Brasil não deveria passar de 36.129 mortes.
Ou seja, Bolsonaro já produziu 4,6 vezes mais mortes do que nossa fração da população mundial.
A população carioca é igual a 0,08% da população mundial.
O número de mortes na cidade do Rio de Janeiro é igual a 0,95% da população mundial.
Para corresponder ao mesmo percentual da população mundial (0,08%) o número de mortes no Rio não deveria passar de 1070 mortes.
Ou seja, Crivella já produziu 11,95 vezes mais mortes do que nossa fração da população mundial.
E não se esqueça: não são números, são vidas.
Sob o céu dos cariocas * Antonio Cabral Filho / RJ
SOB O CÉU DOS CARIOCAS
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
BREVE HISTÓRIA DO SUS * Ernesto Germano Parés
BREVE HISTÓRIA DO SUS
*
Creio que todos aqui conhecem meu compromisso com os trabalhadores e minha defesa permanente de suas lutas. E não poderia ser diferente agora.
*
Já havia comentado que a luta por uma educação básica pública e de qualidade havia começado com movimentos de sindicatos que, no final da década de 1920, possibilitou um movimento pela alfabetização, reunindo professores, educadores e intelectuais. Esse movimento culminou com o Manifesto dos Pioneiros da Educação, assinado em 1932 por praticamente todo o movimento sindical e pelos educadores, independentemente das correntes ideológicas a que pertenciam. Aquele movimento foi a origem da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação no país.
*
Podemos dizer que o SUS tem, mais ou menos, a mesma origem pois o movimento sindical, desde a década de 1930, vem denunciando as péssimas condições de saúde da população e o abandono em que viviam, sem uma rede de atendimento pública e de qualidade. As famílias ricas podiam pagar médicos e hospitais particulares, mas o povo pobre, sem carteira assinada morria em enormes filas sem atendimento.
*
Mas apenas quase meio século depois de iniciado o trabalho dos sindicatos nesse sentido, já na década de 1980 e vivendo a Ditadura militar imposta ao país, médicos e profissionais de saúde abraçam a causa. Durante alguns anos foram realizados encontros desses profissionais analisando a situação de saúde de nossa população. Para quem não conhece, uma breve história desse período vai mostrar a importância daquela resistência.
*
Após a implantação do regime de terror, os militares criaram um falso “Milagre Econômico Brasileiro” que serviu para dominar ainda mais os direitos da população. Resolveram centralizar todos os recursos da previdência social aproveitando que o tal “milagre” estava levando mais trabalhadores a empregos com carteira assinada.
*
Mas, aqui, precisamos fazer uma observação: os salários eram muito baixos, em função da política de “arrocho” imposta, e os sindicatos não tinham direito a negociar aumentos com os patrões. Os reajustes salariais eram feitos por “Lei Federal” e pronto!
*
Ainda assim, havia uma boa arrecadação através dos descontos em folha dos trabalhadores. Já comentei em outro artigo que, até então, a Previdência era cuidada pelos próprios trabalhadores através das Institutos de Aposentadoria e Pensão de cada setor econômico. Por exemplo, o IAPI era o Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários e muitos outros (dos Comerciários, dos Trabalhadores do Estado, etc). Mas o principal destaque era que esses Institutos eram administrados pelos próprios trabalhadores que elegiam as direções e os conselhos de administração que iriam decidir onde investir os valores arrecadados.
*
Os Hospitais eram de muito boa qualidade, como o Hospital dos Servidores do Estado que conheci muito bem quando meu pai precisou de tratamento.
*
Mas os militares decidiram que poderiam “administrar” melhor esses valores. Acabaram com todos os Institutos e criaram o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que muitos aqui conhecem.
*
Creio que não é necessário descrever como a qualidade dos atendimentos caiu e como os profissionais de saúde foram desvalorizados, com baixos salários e quase nenhuma possibilidade de crescimento nas carreiras. Mas para uma coisa o INPS serviu: dar cargos nas administrações para militares de média patente que não participavam da “boquinha” lá de cima!
*
Os golpistas tentaram uma saída criando o conhecido Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), em 1977. Era uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social.
*
Não vamos nos alongar mais nessa fase da história e vamos diretamente para a segunda metade da década de 1980, quando os profissionais da área, cansados de ver o atendimento cair, hospitais sem condições de trabalho e as suas possibilidades de desenvolvimento na carreira serem podadas inescrupulosamente, resolvem fazer encontros nacionais para o debate da questão e para buscarem uma proposta para melhorar a vida da população. E devemos lembrar que esse era o período de grande efervescência do movimento sindical no país, quando os sindicatos de trabalhadores começam a retomar suas verdadeiras atribuições. As greves e manifestações pela qualidade de vida dos seus associados são constantes.
*
Em 1986, depois de cinco dias de debates, com mais de quatro mil participantes e 135 grupos de trabalhos para levantamento de propostas específicas para cada especialidade médica, foi finalmente marcado o encontro final, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986! E aquele foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) que conhecemos e debateu três temas principais: “A saúde como dever do Estado e direito do cidadão”, “A reformulação do Sistema Nacional de Saúde” e “O financiamento setorial”.
*
Exatamente naquele ano o Brasil se mobilizava em torno da eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte e os trabalhadores conseguiam eleger uma expressiva bancada de representantes, pela primeira vez em nossa história!
*
Foi a Constituição Federal de 1988, promulgada em 5 de outubro daquele ano, que abriu caminho para a implantação de um sistema de saúde descente, de qualidade e que pudesse atender ao conjunto da população brasileira. Os críticos dizem que não era um Projeto perfeito e, realmente não era. Mas estava aberto o caminho para que, com o passar do tempo e o acúmulo de lutas, pudesse ser avançado para atender ao desejo inicial dos primeiros lutadores.
*
Os governos do PT, a partir de 2003, começam a dar uma forma final àquele projeto. Certamente que, para isso, contaram com o apoio de outros partidos de esquerda e com a participação de profissionais conscientes das necessidades da saúde brasileira.
*
Em qualquer livro que pesquisarmos e em todos os documentos que podemos encontrar, só podemos concluir que nunca se investiu tanto em saúde no Brasil! O Sistema Único de Saúde (SUS), sonhado pelos profissionais da área na década de 1980 foi muito fortalecido. As despesas com ações e serviços públicos de saúde cresceram 86% acima da inflação, passando dos R$ 64,8 bilhões investidos em 2003, no primeiro ano do governo Lula, para R$ 120,4 bilhões em 2016.
*
Com o Mais Médicos, 63 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados. Até 2016, os 18.240 mil profissionais contratados pelo programa fortaleceram o alicerce principal da atenção básica no Brasil, a Estratégia de Saúde da Família. Assim, elevou-se para mais de 40,3 mil o número das equipes preparadas para acompanhar a saúde das populações nas periferias das grandes cidades e municípios médios e pequenos do interior.
*
A partir de 2016, com a aprovação da Emenda Constitucional 95 no governo do “manequim de funerária”, o poder público congelou investimentos em saúde até 2036, gerando um prejuízo estimado em R$ 400 bilhões para a área. Além disso, uma série de políticas fundamentais estão sendo alteradas sem o aval do controle social, fragilizando a atuação do Conselho Nacional de Saúde. Por esse motivo, conselheiros e conselheiras, junto à população brasileira estão se esforçando para a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Quem sabe podemos voltar a “fazer a nossa história”?
*
Só a nossa luta poderá dizer.
========================================
Na imagem, uma cartilha produzida pela Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAMERJ) e pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, em 1980.
quinta-feira, 5 de novembro de 2020
BEY BEY CORONAVÍRUS E LEVA O TRUMP DE QUEBRA * Movimento amigos do Bairro/MAB-RJ
BEY BEY CORONAVÍRUS E LEVA O TRUMP DE QUEBRA
sábado, 17 de outubro de 2020
ABAIXO O DECRETO 10.502 * Movimento Pautas Populares/MPP
EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Retrocedendo uma luta histórica de inclusão de pessoas com deficiência o texto do Bolsonaro dá a possibilidade da escola de não aceitar estudantes que necessitem de inclusão, desrespeitando diretrizes do Plano Nacional de Educação Especial (PNEE), a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e contra até a Constituição Federal.
Lutamos pela garantia de acesso à educação pública a todos e exigimos a declaração de inconstitucionalidade deste decreto segregador!*
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Vandalismo Estapafúrdio * Jornal do Bairro / RJ
VANDALISMO ESTAPAFÚRDIO
Estátua de Clarice Lispector rodeada de lixo após uma festa no Leme, Rio de Janeiro, na manhã desse sábado.
Só encontra correspondência com os roubos dos óculos de Drummond
26 de Setembro de 2020.
Fotografia de Célio Albuquerque.
LIBERAÇÃO DE PATENTES CONTRA O COVID-19 o Jornal do Bairro / RJ
LIBERAÇÃO DE PATENTES CONTRA O COVID-19
ASSINE JÁ!segunda-feira, 21 de setembro de 2020
Será Que Ali Babá Era Um Anjo? Jornal do Bairro / RJ
SERÁ QUE ALI BABÁ ERA UM ANJO?
Um detalhe chama atenção: OS GUARDIÃES DO CRIVELLA. No fato citado acima, ele se fez acompanhar, pelo menos, de 10 - dez - deles, para se apoderar de uma posse pertencente a um vigia, onde ele construiria uma filial de sua igreja. E agora, para não sofrer IMPEACHMENT, tinha 24 à disposição.
Isso me faz crer que Ali Babá era um anjo...
Esses são os 24 vereadores que votaram contra o impeachment de Crivella. Guardem esses nomes.
1. Alexandre Isquierdo (DEM)
2. Carlos Bolsonaro (Republicanos)
3. Dr. Carlos Eduardo (Podemos)
4. Dr. Gilberto (PTC)
5. Dr. Jairinho (Solidariedade)
6. Dr. João Ricardo (PSC)
7. Dr. Jorge Manaia (Progressistas)
8. Eliseu Kessler (PSD)
9. Fátima da Solidariedade (Solidariedade)
10. Felipe Michel (Progressistas)
11. Inaldo Silva (Republicanos)
12. Jair da Mendes Gomes (PROS)
13. João Mendes de Jesus (Republicanos)
14. Leandro Lyra (Republicanos)
15. Major Elitusalem (PSC)
16. Marcelino D’Almeida (Progressistas)
17. Marcelo Siciliano (Progressistas)
18. Professor Adalmir (Progressistas)
19. Renato Moura (Patriota)
20. Rocal (PSD)
21. Tânia Bastos (Republicanos)
22. Vera Lins (Progressistas)
23. Zico (Republicanos)
24. Zico Bacana (Podemos)