terça-feira, 17 de abril de 2018

São Águas de Verão Arrasando o Contribuinte * Antonio Cabral Filho - RJ

*São Águas de Verão Arrasando o Contribuinte*
Foto do Autor
*
Dia desses eu ia saindo para o trabalho, por volta de cinco da manhã e ao chegar na esquina,  me deparei com a cobertura da galeria de águas pluviais da CEDAE, situada próxima ao cruzamento da Rua São Marcelo
com Estrada dos Bandeirantes, frente ao Shopping 7000, em situação de risco, a ponto de oferecer perigo a quem caminhar sobre ela e sentir seu tremor.

Ocorre que as chuvas de fevereiro - 2018 foram muito fortes e a dita galeria transbordou com força total, a ponto de a  pressão da água arrancar a estrutura de concreto que a cobre. Como podemos observar na foto acima, o tampão está suspenso e rachado, dividindo-se em vários pedaços e, o que é pior, com espaços entre um pedaço e outro, como atestam as rachaduras. 

No momento em que cheguei ao local, comentei com umas vizinhas e, para minha surpresa, ambas ironizaram a situação com expressões tipo "ih... isso já foi muito pior", ou "aqui era uma cratera a céu aberto, com fezes, lixo, lama da enxurrada das chuvas e muito mais...", concluiu a outra vizinha, ou ainda "não adianta reclamar com a CEDAE ... não tem autoridade competente mais neste país" e ainda "o povo é acomodado, não se mexe, não se une, não se organiza...", mas chegou nosso ônibus e os comentários ficaram arranhando minha consciência. 

O que aconteceu naquele momento com aqueles comentários desestimuladores deixou-me preocupado. Acontece que somos moradores antigos do local e já integrei diversas comissões de moradores da localidade "Vila Pedra Negra" por várias vezes para ir à prefeitura ou ao governo estadual reivindicar a solução de problemas locais, mas uma coisa eu percebi: nunca vi aquelas figuras participando de nada. Aquele "Ih... isso já foi muito pior", dito de forma desdenhosa, causou-me um certo rancor, mágoa mesmo, pois já contribui para a melhoria do nosso ambiente e não vejo qual problema não possa ser melhorado, mesmo com essa situação de desgovernos - tanto municipal quanto estadual - em que estamos. Um problema como este acima só exige um ofício acompanhado da foto encaminhado por duas ou três pessoas no protocolo da CEDAE e logo-logo teremos esse tampão reconstruído, evitando essa catinga de esgoto terrível numa esquina movimentada, diante de um shoping e ao lado da única loja de material de construção da região. Tanto para nós humildes moradores como para o comércio o problema é de fácil solução e só falta um de nós sair chamando aos demais. 

Espero que não demore...
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário