quinta-feira, 25 de abril de 2024

BOLSONARO LIBEROU GLIFOSATO NA ÁGUA DESDE 2020 * REVISTA FÓRUM

BOLSONARO LIBEROU GLIFOSATO NA ÁGUA DESDE 2020
BOLSONARO LIBERA O CÂNCER

Glifosato: Água no Brasil pode concentrar 5 mil vezes mais que Europa agrotóxico cancerígeno da Bayer
Pesquisa conduzida pelo Pesticide Atlas sugere níveis do herbicida em águas brasileiras; substância que Bolsonaro liberou ao longo de quatro anos.

REVISTA FÓRUM

terça-feira, 23 de abril de 2024

ÁGUA NÃO É MERCADORIA * Nossa Luta

ÁGUA NÃO É MERCADORIA
Obs: Para entender, apenas o que está em Azul ainda é produção e distribuição da Cedae. O restante privatizou a distribuição. A produção ainda é da Cedae.

"
PRIVATIZAR UM DIREITO HUMANO É A GOTA D'ÁGUA

Os efeitos da privatização da Cedae no Rio de Janeiro já são sentidos pela população. E isso também é evidente nos municípios das regiões Norte e Noroeste: falta água, serviço de má qualidade e conta mais cara.

A universalização do acesso à água potável e ao saneamento básico constitui uma das mais relevantes políticas públicas. Ser público dá acesso a todos sem distinção. Com a privatização, nossa água deixa de ser um direito, passa ser privada, com donos que tem como objetivo o lucro, muitas vezes em posse de empresas estrangeiras.

A privatização dos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgoto da CEDAE – Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro – é mais uma demonstração da entrega de bens públicos para o setor privado.

Os sucateamentos dos serviços da Cedae de hoje são fruto justamente da sanha privatista dos governantes que para convencerem a população da necessidade de privatizar, pioram os serviços, além de aplicarem a lógica empresarial em uma empresa pública para atrair investidores. Esses não estão interessados em melhorar os serviços, mas em lucrar.

A privatização encarece os serviços, enfraquece a economia e transforma o que deveria ser público em mercadoria para gerar lucro. Entregar nas mãos de grupos privados os serviços de saneamento é transformar um produto essencial à vida, a água, em lucro para poucos.

Estes grupos privados ficaram responsáveis pela distribuição das águas para a casa das pessoas. Desta forma, os locais com pouca rentabilidade, de “forma inexplicável”, começaram a ter dificuldade de acesso à água.

O mandato de Glauber, está ao lado dos trabalhadores para a manutenção dos empregos das pessoas, na luta contra a privatização do setor de produção. Vencidas essas batalhas, teremos mais força para a reestatização do que foi entregue para a iniciativa privada.

Esta foi a maior privatização do segmento de águas e esgotos, aprovada por Cláudio Castro. As pressões e ameaças do governo sobre o Legislativo na tentativa de viabilizar o leilão denunciam que há muitos interesses em jogo.

Some conosco na luta contra privatização e pela reestatização da Cedae e garantia de emprego de tantos trabalhadores e trabalhadoras. O lucro não deve estar acima da vida!
"

segunda-feira, 22 de abril de 2024

PASSE LIVRE DO IDOSO DESDE OS 60 ANOS * Movimento Pautas Populares/MPP

PASSE LIVRE DO IDOSO DESDE OS 60 ANOS
A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.

A Carteira da Pessoa Idosa tem as informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade da carteira.

A pessoa idosa que tem como comprovar renda NÃO necessita da Carteira da Pessoa Idosa para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor da passagem. Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício. Contudo, a carteira facilita o acesso ao direito, por isso o sistema gera a carteira também para as pessoas que têm outros meios de comprovação de renda. Dessa forma, os municípios e o Distrito Federal podem emitir a carteira também para os idosos que estejam dentro do critério da renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda.

Participe dos Conselhos de Usuários(as) de Serviços Públicos do O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Sua opinião é muito importante para ajudar a sua comunidade e todos(as) os(as) demais usuários(as) de serviços públicos a receber serviços mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

Qualquer pessoa que utilize determinado serviço pode se inscrever para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), os(as) conselheiros(as) podem responder a consultas sobre os serviços e também apresentar propostas de melhorias. O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, basta se voluntariar por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários(as) de Serviços Públicos.