segunda-feira, 15 de maio de 2023

PROVIDÊNCIA: A PRIMEIRA FAVELA DO RIO DE JANEIRO * Beatriz Lopes/ANF

PROVIDÊNCIA: A PRIMEIRA FAVELA DO RIO DE JANEIRO

 A primeira favela do Rio de Janeiro foi criada em 1897 por combatentes da Guerra de Canudos que voltaram ao Rio para conseguir a casa que o estado tinha prometido como recompensa pela atuação na revolta. Porém, ao retornarem ao Rio os soldados não receberam a moradia e se instalaram no morro atrás da Central do Brasil esperando uma providência, se juntaram a eles os novos homens livres, os escravos que tinham acabado de conquistar sua liberdade. Por isso, uma das versões contadas atualmente é que por esse motivo o morro foi nomeado de Morro da Providência.As favelas foram se multiplicando quando os trabalhadores, que precisavam morar mais perto do trabalho, começaram a construir suas casas nos morros em volta das regiões onde tinham mais ofertas de empregos disponíveis. Pessoas de várias partes do Rio de Janeiro e até de outros estados do país se instalaram nesses lugares em busca de uma oportunidade melhor de vida e de trabalho, pois quanto mais perto do emprego, menos tempo gastariam em transportes e menos dinheiro também.

Da diversidade e da realidade dessas pessoas no Rio de Janeiro surgiu o funk, que hoje é o gênero musical mais popular no estado, e um dos mais populares do país, ele é também exportado para vários países. Em São Paulo, o rap e o hip-hop foram a forma que esses moradores encontraram de denunciar o abandono do Estado e suas consequências. É por causa dessas manifestações culturais que pessoas de todos os cantos do país conhecem um pouco mais da vida das pessoas que vivem dentro dessas favelas.

Hoje, a cidade do Rio de Janeiro possui 763 favelas com mais de 1.208.400
moradores segundo os dados do IBGE. Moradores que vivem muitas vezes em situações
precárias, de risco e de abandono do Estado. Moradores que tem os seus direitos mais
básicos, os Direitos Humanos, feridos. Moradores que mesmo trabalhando para melhorar suas vidas ainda são vistos como perigo. Moradores que assim como os soldados de Canudos, ainda esperam uma providência.

FONTES

sábado, 13 de maio de 2023

Conferência Livre das Favelas e Periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro * Fórum de Lutas Populares de Jacarepaguá/RJ

 Conferência Livre das Favelas e Periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro


Favelas e periferias pelo direito à vida e em defesa do SUS


No sábado, dia 03 de junho, às 9 horas, acontecerá a Conferência Livre das Favelas e Periferias, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, no Campus Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.  A conferência, que tem como tema “Favelas e Periferias pelo Direito à Vida e em Defesa do SUS”, visa reunir lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o debate e potencializar articulações em torno do direito humano à vida e  saúde a partir das experimentações vivenciadas em seus territórios. 


O evento envolve na sua construção uma série de movimentos populares, instituições e organizações comunitárias, como o(a): Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste, Educap (Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção - Complexo do Alemão), Redes da Maré, Organização Mulheres de Atitude de Manguinhos, Jornal Fala Manguinhos, Portal Favelado, FPVP-RJ (Fórum de Prés Vestibulares Populares do Rio de Janeiro), Espaço Gaia São Gonçalo, FAFERJ (Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro), Levante Popular da Juventude, Movimento Popular de Favelas, CEDAPS(Centro de Promoção da Saúde) e Fórum Favela Universidade.

A conferência, reafirma a importância da participação popular no processo de (re)construção do país, colocando o direito à vida em primeiro lugar na consecução de todas as políticas e um Sistema Único de Saúde, democrático, descentralizado, gerido com base técnica e soberania popular, reconhecendo outros saberes e práticas curativas para além da biomedicina, de modo a constituirmos uma ação equânime que contemple em qualidade e acesso os grupos populacionais vulnerabilizados.

A Conferência Livre das Favelas e Periferias acontecerá de maneira presencial, enquanto um espaço aberto a todas, todos e todes. A lotação máxima é de 200 pessoas, portanto, a inscrição prévia é muito importante para nossa organização. 

Conferência Livre das Favelas e Periferias da Região Metropolitana do RJ

Data: 03 de Junho

Horário: 9H às 12H30

Local: UERJ / Pré-Vestibular Social do Sintuperj (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do RJ)

Rua São Francisco Xavier, 524 – Auditório 13 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-013


quinta-feira, 11 de maio de 2023

PLANO DIRETOR AP-4 * JORNAL DO BAIRRO / RJ

PLANO DIRETOR AP-4

CÂMARA ANALISA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA PROPOSTAS DE EMENDA AO PLANO DIREOR 
Plano Diretor: audiência analisa emendas para Barra da Tijuca, Jacarepaguá.

terça-feira, 9 de maio de 2023

Plano plurianual participativo-PPA * Jornal do Bairro.RJ

PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO
RIO DE JANEIRO EM 10 DE JULHO

Governo Federal abriu nesta sexta-feira (5) as inscrições para as plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que começam na próxima quinta, 11 de maio, em Salvador (BA), com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral. No mesmo dia será lançada a plataforma Brasil Participativo, que permitirá a todos os brasileiros e brasileiras participarem das decisões sobre como devem ser investidos os recursos federais nos próximos quatro anos.

A primeira série de plenárias estaduais acontecerá entre 11 e 13 de maio. Além da Bahia, serão realizados debates em Alagoas (12/5, pela manhã), Pernambuco (12/5, à noite) e Paraíba (13/5, pela manhã). Até 10 de julho, haverá plenárias em todas as capitais brasileiras. A participação digital também acontecerá entre 11 de maio e 10 de julho.

INSCREVA-SE JÁ