segunda-feira, 19 de maio de 2014

EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, PARA TODOS JÁ !! * Antonio Cabral Filho - RJ

RADIS Nº 140 MAIO 2014

EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA E DE QUALIDADE
É DIREITO DE TODOS E DEVE DO ESTADO;

e quem participou dos trabalhos de elaboração da CONSTITUIÇÃO DE 1988 SABE DISSO: é a reivindicação número 1-um dos movimentos sociais. E mesmo sob o primado do ideário democrático, o ESTADO não vem cumprindo a sua função, que é prover a sociedade daquilo que ela solicita.

O adiamento da 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO  revela uma chaga muito mais grave do que se pode imaginar, pois uma vez que a sociedade não está conseguindo forças para conquistar DEMOCRATICAMENTE os seus anseios, tudo levar a crer que algo tem que ser mudado. 

Não se trata, simplesmente, de disputa entre os segmentos da sociedade, mas de fragilidade na acumulação de forças para negociar. Isso impõe que todos os setores sociais, ou seja, a SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, se articule melhor, mobilize mais, organize mais segmentos e some forças para impedir tais desmandos. Afinal de contas, adiar uma instância decisória elaborada a partir dos movimentos sociais, todos sabemos, só possível através de cooptações.
*

quinta-feira, 15 de maio de 2014

JORNAL TIPO CARIOCA # Antonio Cabral Filho - RJ

JORNAL TIPO CARIOCA
www.tipocarioca.com.br 
*
MEUS AMIGOS, 
quem não gosta mete o pau porque não gosta, mas quem gosta de " jornais nanicos", divulga. Não é o caso do TIPO CARIOCA, mas eu só divulgo se eu gosto.
*

sexta-feira, 9 de maio de 2014

FALA MANGUINHOS *** ANTONIO CABRAL FILHO - RJ

FALA MANGUINHOS
MARÇO/ABRIL 2014
EDITORES:
Agência de comunicação Comunitária, Unisuam, Fiocruz e Conselho Comunitário de Manguinhos.
Contatos: falamanguinhos@gmail.com
Blog: http://smsdc-csf-victorvalla.blogspot.com.br/ 
***
É fato que um jornalista falar sobre o trabalho do outro é uma raridade, mas não é o caso aqui. Meu objetivo é ressaltar o trabalho do Programa de Saúde da Famìlia em Manguinhos. 

O meu contato se deu por puro acaso. Meu neto fica comigo a maior parte do tempo e como hoje foi dia de levá-lo ao médico, fui levá-lo para minha filha lá em Pilares. De lá dei uma esticada até à casa de um amigo , o Gilson, morador de Manguinhos e da casa dele, fomos à Clínica de Saúde da Família, lá dentro da FIOCRUZ, ao lado da comunidade do MANDELA. Chegando lá, entramos pela portaria social e fomos direto ao setor de atendimento das crianças matriculadas no BOLSA FAMÍLIA e enquanto a esposa dele desenrolava lá os procedimentos, nós ficamos conversando sobre o jornalzinho que encontramos na portaria. E através dele, relembramos de grandes jornais de comunidade que já ajudamos a desenvolver. Normalmente, as burocracias nesses casos são chatas e tomam bastante tempo das pessoas, mas tudo transcorreu sem problemas e dali saimos caminhando pela favela afora, visitando velhos conhecidos, falando sobre  a ocupação militar denominada UPP e seus tropeços. Em menos de dez minutos de bordejo, presenciamos umas vinte revistas policiais a jovens e trabalhadores, enquanto que a " boca " funcionava normalmente. Por quê isso? Muito simples: "Tá arregado!"

Voltado ao FALA MANGUINHOS, 
quero registrar que o jornal é muito bom, bastante diversificado, traz informações dos trabalhos do CONSELHO COMUNITÁRIO DE MANGUINHOS,  bela matéria sobre a OFICINA AMORIM,  liderada pela costureira Mariana Lima Reis, e a OFICINA MORIÁ, dirigida por Maria de Lurdes, com texto de Robson Viana e fotos de Edilano Cavalcanti. Além disso traz ainda vastas matérias com tabelas demonstrativas da situação de saúde das comunidades ao seu entorno e as atividades culturais dentro delas, desde blocos carnavalescos, futebol amador, passando pelo PICNIC LITERARIO DO MANDELA  até ao SARAU DO FORUM SOCIAL DE MANGUINHOS.

Convido todos a visitarem o blog FALA MANGUINHOS
http://smsdc-csf-victorvalla.blogspot.com.br/  
***