terça-feira, 18 de abril de 2023

COOPERATIVA MUTIRÃO * Movimento Pautas Populares/MPP

COOPERATIVA MUTIRÃO

COOPERATIVA MUTIRÃO

 é uma proposta de informar aos interessados sobre o que é AUTOGESTÃO. Primeiro, as cooperativas são administradas por coletivos, geralmente, eleitos nas assembleias dos associados. É assim que se estabelece uma convivência de igualdade, pois todos são proprietários e/ou sócios do empreendimento em questão.

No nosso caso aqui, queremos entrar no assunto MORADIA. Sabemos que moradia é um problema dos mais sérios no Brasil. E as moradias coletivas tem uma história recente. Com exceção das favelas e quilombos, os condomínios residenciais são coisa nova. Porém, essa modalidade de morar tem mil e um problemas. O maior deles é o morador - proprietário ou inquilino - ser escravizado por um síndico. E, quando o condomínio pertence a uma imobiliária, ninguém tem saída. 

É aqui que nós entramos. Queremos conhecer o que é AUTOGESTÃO.

A AUTOGESTÃO ocorre quando cada associado integra o corpo de administradores na gestão do empreendimento. Como no caso da moradia, isso não é bicho de 7 cabeças. Desde a aquisição do terreno, do seu preparo para entrada da obra, da definição da forma de construir, da compra de material, da busca de financiamento, do controle sobre tudo isso, a integração entre os membros é fundamental.
Nenhum problema deve ser deixado a revelia de um ou outro membro, até para não criar sabichões, e assim impedir a  quebra de confiança mútua do coletivo.

É a partir da confiança mútua que a cooperativa poderá progredir, seja gerindo o seu empreendimento, seja lidando com as políticas públicas, com os possíveis financiamentos públicos, seja estabelecendo cooperações com órgãos públicos, tais como universidades, órgãos tecnicos, governos municipais, estaduais ou federal.

Costumamos dizer que A MORADIA É A ENTRADA DE TODOS OS OUTROS DIREITOS.

E é. A partir da definição do local a ser usado para a construção da nossa moradia, somos obrigados a buscar o abastecimento de água, de energia elétrica, de vias públicas, postos de saúde, escolas, coleta de lixo, canalização de esgoto, área de lazer etc. Tudo isso, dito até aqui, aponta uma só questão: ESTARMOS UNIDOS. Somente unidos, devidamente organizados, ombro a ombro uns com os outros, é que vamos atingir os nossos objetivos. Por isso, é da maior importância o papel da coletividade. É a partir da coletividade que vamos construir o espírito de comunidade entre nós. Por exemplo, durante o período de construção da nossa moradia, é fundamental integrar os MUTIRÕES. Eles são a maior ferramenta em nossas mãos, tanto para nos aproximarmos uns dos outros, como para economizar recursos durante a obra. Através dos mutirões realizamos o milagre da multiplicação, aonde nós, os desempregados, os assalariados, os biscateiros, enfim, os pobres, vamos superar todas as dificuldades impostas a nós por essa sociedade baseada na opressão do homem pelo homem.

Sem essa compreensão, fica impossível para uma pessoa sem recursos adquirir a sua casa própria. Mas após a criação da COOPERATIVA OU ASSOCIAÇÃO HABITACIONAL, nós temos todos os meios para construir saídas. Por exemplo, para fazermos o projeto arquitetônico da nossa comunidade habitacional, precisamos de arquitetos; para nos ajudar a encontrar os caminhos dos nossos direitos, precisamos de assistentes sociais e advogados; e, como conseguir? Aqui entra o papel das universidades, grandes produtoras de recursos humanos. Com a nossa entidade devidamente legalizada, podemos estabelecer convênios com todo tipo de órgão, seja tecnico, jurídico ou social.

Bom, esperamos ter esclarecido alguma dúvida sobre cooperativa e autogestao. Agora, queremos abordar o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. Ele oferece duas formas de aquisição da casa própria: 1 - INDIVIDUAL: o candidato espera a abertura das inscrições nos órgãos autorizados pelo programa, depois se inscreve, e a partir daí, aguarda a convocatória do governo para o sorteio do imóvel.

Essa modalidade é a ideal? Em nossa humilde opinião, não. Por vários motivos: Primeiro, a localização. 2, a qualidade do imóvel. 3, a administração.
Bastam esses três problemas para pensarmos.

Ué, mas existe saída? Sim! É o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADE. 
Através do Minha Casa Minha Vida Entidade, nós podemos construir com as nossas próprias mãos a casa dos nossos sonhos. Basta cumprirmos tudo que foi dito acima: COOPERATIVA E AUTOGESTÃO.

Sabemos que fica difícil atingir todas as nossas dúvidas com um simples texto. Mas nos colocamos à disposição. Entre em contato: jornaldobairroonline@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário