terça-feira, 25 de abril de 2023

CAMINHOS DO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA" * Jornal do Bairro - RJ

CAMINHOS DO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA"
*SALVE FAMÍLIA! ÓTIMO DIA PRA TODOS!!*

Tenha certeza, também sofro com a incerteza sobre as INSCRIÇÕES, com as agruras de nossa vida cotidiana, com o preço do aluguel, do custo de vida, do salário arrochado desde sempre etc, mas se eu perder a FÉ, pode crer, fica pior. O que o sistema mais quer é que eu perca a cabeça e sirva de bode expiatório no seu noticiário policial. 

*Mas meus irmãos e minhas irmãs*, cabeça erguida e fé na luta, *VENCEREMOS!* 

Nosso maior problemas não vem de nós, não vem de nossa capacidade profissional, de nossos poucos estudos, de nossa pouca chance na concorrência por emprego, por melhores colocações no trabalho, mas sem persistência por uma vida melhor, abrimos caminho para os apadrinhados da corrupção política. Nosso maior problema vem daí, e isso que está emperrando o andamento do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. Todos temos consciência de que  *NOSSOS INIMIGOS* tiveram quase a metade dos votos do país e elegeram seus cupinchas pra nos prejudicar em tudo, desde nossos direitos básicos até aos entendimentos com o governo federal em busca da tão sonhada CASA PRÓPRIA. Afinal, sair do aluguel é nosso maior desejo. 

*MAS MINHA QUERIDA FAMÍLIA MCMV*, 
enquanto o prefeito inimigo e o governador inimigo não tomarem do presidente da república a "propina" desejada, eles não assinam o convênio que libera as inscrições e nos possibilita a aquisição do merecido teto, que tanto dignifica todo trabalhador. Só não vislumbro quando isso poderá ocorrer sem a nossa pressão. Mas como, diriam alguns. É simples: nos acampando na porta da prefeitura, SEM BADERNA NEM VIOLÊNCIA. Porque se eles não virem que estamos dispostos a lutar, jamais vão se mexer. É a nossa vez, a nossa hora, INSCRIÇÕES ABERTAS JÁ!!

*ESTIMADOS COMPANHEIROS*

Nossa luta por moradia vem de longe. Muitos de nós somos filhos e até netos de *SEM TETOS*. As políticas públicas nem sempre incluem esse *DIREITO FUNDAMENTAL* em suas pautas. E os políticos que chegam ao poder e pensam nisso, logo são postos de lado, marginalizados, pelo empresariado por se preocuparem com os *POBRES*. Em sua maioria, esses companheiros são poucos, e, apenas para citar alguns, lembro-me de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart, Brizola, e de trinta anos pra cá, o Lula. Todos assistimos de pé tudo que vem acontecendo com ele e de tudo que já aconteceu. Fazer juízo sobre o assunto é que são elas. Não sabemos onde mora a verdade nem onde se esconde a mentira. Só sabemos que a cada dia perdemos mais direitos. Até porque precisamos estar concentrados em nossas necessidades. 

O *DIREITO À MORADIA DIGNA* 
é um deles. E o *PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA* é a mais promissora oportunidade que já surgiu em nossas vidas. Muitos põem defeito dizendo que dá lucro só para as empreiteiras. Bom, alguém tem que construir. E não dá pra construir de graça. Só que não temos tempo a perder com esse tipo de entretenimento, que só faz atrasar a vida do pobre. Por isso, quero entrar logo mostrando nossos caminhos: 1 - Optar pela forma de aquisição de moradia mais acessível de acordo com a nossa renda. Como especifica o programa, todos que se encaixam na faixa 1, de zero até dois salários mínimos, têm duas oportunidades: podem se inscrever e aguardar o sorteio ou se associar, formando cooperativas, e construir, diretamente, a casa dos seus sonhos.

 Mas pra isso precisamos conhecer a *MODALIDADE COOPERATIVA*. Ela está incluída no programa *MINHA CASA MINHA VIDA* também. É o *MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADE* E funciona da seguinte maneira: nós nos juntamos, devidamente unidos, e formamos uma *ASSOCIAÇÃO HABITACIONAL*, ou seja, uma entidade jurídica, com diretoria eleita por nós, que vai nos representar nas reivindicações com a prefeitura, com o governo estadual e com o federal. É a partir daí que vamos poder pensar nos próximos passos. O primeiro deles, e muito importante, é a aquisição do terreno onde vamos construir a nossa moradia. Ah, mas por quê? Por que temos de adquirir um terreno? Simples, porque o governo federal financia somente a construção da moradia. A verba destinada através da *Caixa Econômica Federal - CEF* é para construir a casa, mais nada. O terreno é por nossa conta. Portanto, quem quiser formar a entidade e conseguir o terreno, entre em contato comigo, no privado.

*ATÉ À VITÓRIA FINAL!!*

Nenhum comentário:

Postar um comentário