MORTE E VIDA DAS CIDADES
As cidades têm vida e esta vida se traduz através dos movimentos que nelas ocorrem, notabilizando pessoas e locais de cultura.
Inversamente, a movimentação destes locais de cultura traduz a vida das cidades, estabelecendo uma relação na qual causa e efeito cambiam posições, deixando claro que a morte das cidades significa a morte dos locais de cultura e, na visada inversa, [que] a morte dos locais de cultura significa a morte das cidades.
Assim, da mesma forma que gera vida, quando morre um local de cultura - seja um parque de exposições, uma galeria de arte, uma livraria, uma biblioteca, um museu, um restaurante, um bar, um teatro, um cinema -, também morre um pouco da cidade que o abriga. Por isso, os locais de cultura devem ser preservados e merecer todo o cuidado das autoridades. Afinal de contas, são eles que dão vida às cidades.
Atualmente, pedaços do Recife estão morrendo e, dos locais-moribundos, talvez o mais popular seja o Cinema São Luiz - casa com sete décadas de história que, agora, por absoluto descaso do governo de Pernambuco, está com as portas fechadas. Não parece crível que as autoridades da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) queiram, deliberadamente, matar um dos principais locais de cultura do Recife e de Pernambuco - e, com isso, [matar] um pedaço da capital do Estado.
Longe de acreditar que as autoridades estaduais estejam orientadas pelo obscurantismo assassino da cultura e da história do Recife, a comunidade cultural do Estado prefere acreditar que o aparente abandono do São Luiz seja uma espécie de ‘freio-de-arrumação’ preparatório de um impulso salvador.
No fundo, a comunidade cultural espera que o governo estadual recue de qualquer ideia destrutiva e, evitando ser cúmplice dos crimes que matam as cidades, se empenhe na restauração do Cinema São Luiz, recompondo equipe, restaurando mobiliários e modernizando equipamentos, dando, enfim, motivos para que todos acreditem na sinceridade das suas palavras quando se diz preocupado com o futuro do Estado.
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